Game Music

Versões em K7!

Atenção: tenha paciência com a qualidade de gravação, produção e instrumentação das músicas desta seção. As músicas a seguir são um registro do meu aprendizado em fita cassete: estamos falando de 1992 e um adolescente de 14 anos com um teclado Yamaha PSR nas mãos! (e sem sequencer!)


Dino Land (Mega Drive)

SEA ENDING (1992)
Um baixo fretless melodioso, charmoso ao extremo; uma melodia romântica e um trecho com harmonias complexas e “japonesas”: este é o tema do final do playfield “Sea” do obscuro Dino Land, um pinball exclusivo do Mega Drive. A primeira versão de video game music que eu produzi nesta vida, em meu primeiro instrumento próprio — o Yamaha PSR 400. Sem sequencer, nem mesmo internamente ao instrumento, utilizava a área da memória para customização de auto-acompanhamento e gravava minhas notinhas quantizadas.


Shadow of The Beast (Mega Drive)

THE FORESTS ’92 (1992)
O tema sombrio do início deste clássico do Mega Drive. A bateria com cymbal “game music-ish”/música mod é um charme e gosto também do arranjo do baixo elétrico. Acertei em cheio no pitch, usando um timbre de guitarra do PSR-400 — ficou muito similar ao sombrio timbre que fazia portamento para baixo na original do Mega.


Flashback (Mega Drive)

BATTLE THEME (1992)
Aparentemente, uma faixa presente somente na versão do Mega Drive. Um rápido tema de combate, para certos inimigos durante as fases, nada especial. Eu ADORAVA o baixo da original, o arranjo mesmo. Daí, foi só ligar o teclado… pena que adicionei uma ‘guitarra overdrive’ que, no PSR-400, soava muito mal (além do óbvio “arranjo de adolescente aprendiz”).


After Burner (Master System)

TEMA SMS (1992)
Ok, tem o Orchestra Hit da versão de “After Burner” do Mega Drive, mas na verdade a inspiração principal é a do Master System mesmo, ainda que não tenha a melodia (acabaram-se os canais e minha habilidade para executá-la…). Um dos principais arranjos está equivocado: a famosa marimba da introdução apenas repete a tônica-quinta-tônica. Ou seja: uma adorável versão! 😛


Space Harrier 3D (Master System)

MAIN THEME 3D (1992)
O adorável tema principal de Space Harrier 3D (sim, eu preferia o SH 3D ao normal), numa versão mais melancólica… feita por um adolescente de 14 anos em 1992...


Golden Axe (Master System)

GOLDEN AXE VERSÃO I (1992)
Sim, eu era (sou) um completo apaixonado pela música “Wilderness”, a composição da primeira fase de qualquer Golden Axe que se preze. Fiz três versões estendidas, na época. Gravei em k7 e escutava no carro (sozinho). Melhores tempos…

GOLDEN AXE VERSÃO II (1992)
A viagem pela terra selvagem do machado dourado continua…

GOLDEN AXE VERSÃO III (1992)
Alguns solos por cima (eventualmente desengonçados, eventualmente surpreendentes), um novo arranjo de bateria e meu sonho era ter reverb: como meu teclado não tinha, eu usava o pedal de sustain em um determinado timbre que… parecia reverb! Note na introdução o que estou mencionando.